segunda-feira, 29 de julho de 2013

Restingas


  1. SIMULADO - Que bioma brasileiro é este?

    - É uma faixa arenosa litorânea, resultante do movimento das águas, que acompanha a linha da costa e que pode fechar reentrâncias do litoral, dando origem a lagoas costeiras.
    - Localizam-se na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. 
    - Nelas coexistem vários tipos de vegetação: árvores altas, campos e plantas situadas em locais alagados.
    - A formação desses terrenos é muito afetada pelos ação dos ventos e das águas marinhas, cuja vegetação varia muito.
    - Além das dunas móveis, ocorre também as dunas fixas, isso ocorre devido a vegetação mais robusta, normalmente com vastas planícies arenosas cobertas de plantas. Ademais, brejos e lagoas, em alguns casos com ampla extensão.
    - A vegetação da restinga em alguns pontos apresenta floresta baixa, úmida e viçosa, em forma de ilhotas. Algumas espécies são típicas da restinga, como por exemplo: bromélia terrestre (Aechmea nudicaulis), cipó alto (Bougainvillea spectabilis) e angelim da praia (Andira legalis).
    - Devido a expansão urbana e a caça indiscriminada vêm ocorrendo o desaparecimento de suas espécies.
    - Têm sido devastadas pelo mesmo motivo que os manguezais: situam-se em regiões de alto interesse comercial. A especulação imobiliária e a construção de estradas junto ao mar têm causa do sérios danos a esses ecossistemas.
    (Fontes: infoescola; educação uol)
    # Restingas 
  2. UFSC - Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.
    O manguezal e a restinga são dois ecossistemas presentes em Santa Catarina. Analise as proposições a seguir e assinale as CORRETAS, em relação a esses dois ecossistemas.
    01. São ecossistemas típicos de regiões litorâneas.
    02. Por sua localização próxima ao mar, todas as espécies, que compõe a vegetação desses dois ecossistemas, apresentam glândulas de sal que ajudam na eliminação deste mineral.
    04. O solo do manguezal é lodoso e pouco arejado, ao contrário daquele da restinga que é arenoso e seco.
    08. Os pneumatóforos são adaptações presentes em plantas do manguezal, enquanto adaptações para retenção de água ocorrem freqüentemente em plantas que constituem as restingas.
    16. Alguns caranguejos são animais adaptados à vida nos manguezais, enquanto nas restingas a presença de moluscos bivalves é típica.
    32. Dentre as espécies vegetais presentes em cada um dos ecossistemas citados, destacam-se o mangue-vermelho (manguezais) e os cactos e bromélias (restingas).
    Soma (   )   # 01 + 04 + 08 + 32 = 45    
  3. UFRS - No Rio Grande do Sul, a região dos Campos de Cima da Serra abriga uma formação vegetal denominada "Mata com Araucária" e a região do Litoral Norte do Estado uma formação chamada "Mata de Restinga". As diferenças fisionômicas e na composição das espécies são marcantes. O desenvolvimento destas comunidades florestais de maneira tão diversa pode ser explicado, principalmente, por diferenças significativas de
    a) solo e longitude.
    b) clima e solo.
    c) latitude e formação geológica.
    d) salinidade e formação geológica.
    e) latitude e longitude.  
  4. UECE - São ecossistemas costeiros de grande importância, seja pela produtividade de alimentos, pela diversidade de espécies ou pela manutenção do equilíbrio ecológico:
    a) Mata Atlântica, Manguezais e Restingas
    b) Manguezais, Mata Atlântica e Cerrados
    c) Mata Atlântica, Dunas e Pampas
    d) Cerrados, Caatingas e Manguezais  
  5. PUCRIO - Considere as afirmativas a seguir:
    I - Devido à eutrofização das lagunas costeiras, numerosas espécies têm desaparecido em conseqüência do aumento da produção de algas adaptadas à poluição.
    II - As restingas se desenvolvem sobre solos argilosos e de alta fertilidade e constituem o ecossistema mais preservado de todos os demais.
    III - O manguezal é um ecossistema que apresenta espécies adaptadas às baixas concentrações de oxigênio no solo.
    IV - Dos ecossistemas do Rio de Janeiro, o de maior extensão é a mata atlântica e o de menor extensão são os campos de altitude.
    Das afirmativas anteriores, admitem-se como verdadeiras as indicadas na opção:
    a) as afirmativas I e III.
    b) as afirmativas I, III e IV.
    c) as afirmativas I, II e IV.
    d) as afirmativas II e III.
    e) as afirmativas II e III e IV.  
  6. UFSCAR - O gráfico apresenta dados relacionados à captura de lagartos e de pequenos mamíferos, de hábitos diurnos, nas dunas de uma restinga, em região tropical do Brasil, ao longo do dia.

    Responda.
    a) Qual das curvas, I ou II, representa a captura de lagartos? Qual representa a captura de pequenos mamíferos? # As curvas I e II representam, respectivamente, a captura de lagartos e de pequenos mamíferos.
    b) Justifique sua resposta. # Lagartos são animais de temperatura variável (heterotérmicos) e, portanto, apresentam maior atividade nas horas mais quentes do dia. Os mamíferos apresentam temperatura constante (homeotérmicos) e diminuem sua atividade nos períodos escuros do dia. 
  7. UFRS - Leia o parágrafo adiante.
    "Foi pro brejo". Essa expressão denota preconceito, dizem os pesquisadores da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), em entrevista ao jornal "Agir Azul". Tal expressão pejorativa refere-se a áreas freqüentemente consideradas inúteis, devido a características como a pobreza visual e a produção de muita umidade. Ao contrário do que se pensa, esses ambientes são considerados ricos reservatórios genéticos, por apresentarem alta diversidade biológica. No Rio Grande do Sul, um subprograma do Projeto Pró-Guaíba, coordenado pela FZB, tem como alvo essas áreas de solo cobertas por uma delgada lâmina de água e vegetação palustre, que são o habitat de muitas espécies de plantas e animais.
    A que tipo de ecossistema o parágrafo se refere?
    a) Ao banhado.
    b) Ao mangue.
    c) Aos campos rupestres.
    d) Ao cerrado.
    e) À mata com araucárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário