- SIMULADO - Que bioma é este?
- Localizam-se nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão e Piauí, perfazendo cerca de 25% da superfície do solo brasileiro.
- O clima é semi-úmido tropical, com uma estação seca e outra chuvosa.
- Embora permeável, o solo é ácido (com baixo pH) e pobre em nutrientes minerais, fato que parece estar associado à presença de uma vegetação portadora de caules retorcidos, com cascas grossas e folhas coriáceas com superfícies brilhantes, além de raízes profundas.
- O solo, ainda, é por vezes tóxico, em consequência do excesso de alumínio, que, entre outros males, pode inibir a absorção vegetal de sais de fósforo, potássio e nitrogênio.
- Entre as plantas do cerrado podemos citar a lixeira, o pau-terra, a sucupira, o pequi, a copaíba, o angico, a caviúna, o barbatimão e o capim "barba -de-bode".
(Fonte: Wilson Roberto Paulino. Editora Ática, SP)
# Cerrado ou Campos cerrados - UFRS - O bioma caracterizado como campos cerrados ocupa, aproximadamente, 25% do território nacional e vem sendo estudado por muitos pesquisadores brasileiros.Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, referentes a esse bioma.
( ) O aspecto xeromórfico apresentado pelas plantas é causado pela escassez de água.
( ) A vegetação é composta de árvores e arbustos de pequeno porte, que apresentam caules retorcidos e com casca grossa.
( ) Os solos são ácidos, pobres em nutrientes minerais e ricos em alumínio.
( ) O fogo, que ocorre naturalmente nesse tipo de bioma, provoca inibição das florações.
( ) Alguns representantes característicos da fauna do cerrado são a ema, a anta, o lobo-guará, o tucano e o veado-campeiro.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) F - F - V - V - F.
b) F - V - V - F - V.
c) V - F - F - V - V.
d) V - F - V - F - F.
e) F - V - F - V - V. - FATEC - Apresenta vegetação arbórea esparsa, com muitos arbustos e pequenas árvores que têm, em geral, casca grossa e troncos retorcidos. O solo, na estação das chuvas, é relativamente quente, com média anual por volta de 26°C e índices pluviométricos entre 1.100 e 2.000mm por ano. Entre as espécies mais comuns estão o ipê, a peroba-do-campo e a caviúna.O texto anterior descreve a seguinte formação fitogeográfica brasileira:a) Mata de Araucárias.e) Pantanal.
b) Mata Atlântica.
c) Caatinga.
d) Cerrado. - G2 - São mamíferos típicos da fauna dos cerrados do Brasil:a) ema, lobo-guará, onça-pintada.
b) tamanduá-bandeira, lobo-guará, tatu-canastra.
c) veado-campeiro, zebra, tamanduá-bandeira.
d) onça-pintada, ema, tamanduá-bandeira.
e) veado-campeiro, avestruz, tatu-canastra. - ENEM - Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.
a) Cascas finas e sem sulcos ou fendas
b) Caules estreitos e retilíneos
c) Folhas estreitas e membranosas
d) Gemas apicais com densa pilosidade - UFV - Sabe-se atualmente que o xeromorfismo das plantas do cerrado é na verdade um pseudoxeromorfismo.a) Escreva duas características xeromórficas das plantas do cerrado. # Folhas pequenas com estômatos em criptas e raízes profundas.b) Por que as plantas do cerrado são consideradas pseudoxeromórficas? # Possuem capacidade de retirar água do solo mas este é pobre em nutrientes.c) Qual é a provável causa do aspecto xeromórfico das plantas do cerrado? # Falta de nutrientes no solo.
- UNIRIO - As plantas do cerrado da região central do país estão sujeitas a incêndios periódicos. Após o fogo, dos troncos chamuscados começam a surgir brotos que devolvem, gradualmente, o verde à região. Como uma adaptação importante em árvores sujeitas a essas condições, pode-se citar a presença de:a) casca grossa.e) estômatos permanentemente fechados.
b) epiderme revestida de cera.
c) tecido de reserva de água.
d) folhas modificadas em espinhos. - UERJ - BARBATIMÃO E GRAMÍNEA CONVIVEM LADO A LADO NO CERRADO
A figura anterior mostra o extraordinário desenvolvimento das raízes do barbatimão, em comparação com as raízes da gramínea. Até os 2 metros representados na figura, não aparecem sequer raízes absorventes do barbatimão, que estão em profundidade ainda maior.
a) Indique a vantagem de as raízes do barbatimão atingirem vários metros de profundidade, em sua competição com as gramíneas. # Captação de água que está disponível no lençol freático subterrâneo, não alcançado pelas raízes das gramíneas.
b) Cite duas outras características das plantas do cerrado que possibilitam sua adaptação às condições da seca. # Galhos retorcidos das árvores, espessa casca dos caules, folhas coriáceas e revestidas por cera ou pelos. - MACKENZIE - Em relação aos ecossistemas brasileiros, são feitas as afirmações:
I- Presença de animais adaptados a correr, saltar ou escavar e predominância de plantas gramíneas.
II- Presença de animais com hábitos noturnos e plantas xerófitas.
III- Presença de árvores tortuosas e esparsas com características xeromórficas, porém sem problema drástico com a relação à água.
IV- Ecossistemas predominantes no Brasil.
As afirmações que melhor caracterizam os ecossistemas CAMPOS CERRADOS e CAATINGA são:
a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I e II. d) II e III. e) II, III e IV. - UNIFESP - Um pesquisador pretende comparar o número de estômatos abertos nas folhas de plantas do Cerrado em diferentes épocas do ano. Nessa região, o inverno corresponde ao período de menor pluviosidade e menor temperatura. Pode-se afirmar corretamente que ele encontrará maior número de plantas com estômatos abertosa) no inverno, pois os dias mais curtos induzem a abertura estomática para que haja maior captação de luz.
b) no inverno, pois as altas temperaturas do verão induzem o fechamento dos estômatos, evitando a perda d água.
c) no inverno, pois a menor quantidade de água disponível no solo induz a abertura dos estômatos para captação da umidade atmosférica.
d) no verão, pois temperaturas mais altas e maior quantidade de água disponível aumentam a eficiência fotossintética.
e) no verão, pois a planta absorve água em excesso e todo o excedente deve ser perdido, para evitar acúmulo de água no parênquima. - CESGRANRIO - Os campos cerrados ocupam uma grande área do Brasil central. Infelizmente, aprendemos pela mídia que uma área equivalente à soma de dez países europeus já foi destruída. Áreas que, através de sucessões ecológicas, atingiram um estágio de clímax como os Cerrados, em ecologia, são chamadas de:
a) comunidades.
b) biocenoses.
c) biomas.
d) ecótonos.
e) eceses. - UFU - Assinale a ÚNICA alternativa em que os animais e as plantas que ocorrem naturalmente na região dos cerrados (espécies nativas do Brasil).a) Mangueira, Beija-flor, Pequizeiro, Barata-doméstica e Araucária.e) Macieira, Tatu canastra, Amoreira, Tico-Tico e Galinha.
b) Angico, Tamanduá, Pitangueira, Jararaca e Buriti.
c) Orquídea, Boi, Guariroba, Lambari e Condor.
d) Cacau, Mico-leão Dourado, Laranjeira, Mosca-doméstica e Lobo Guará. - ENEM - A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado.
Segundo ambientalistas, o cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto.
A respeito desse assunto, analise as afirmações a seguir.
I. Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o cerrado brasileiro se transformará em deserto.
II. Sabe-se que a eventual extinção do bioma cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros.
III. A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado.
É correto o que se afirma
a) apenas em I.
b) apenas em III.
c) apenas em I e II.
d) apenas em II e III.
e) em I, II e III. - ENEM - 2008
Analisando-se os dados do gráfico acima, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se que
a) o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia.
b) as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros.
c) o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável.d) o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade.e) Todo bioma oferece condições de desenvolver atividades produtivas praticadas nos moldes da sustentabilidade. Isto depende unicamente do modo como foi implantado e dirigido.
e) a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.COMENTÁRIO:
a) Não garante a preservação presente e nem futura, até por que o percentual de unidades de conservação é modesto.
b) Isto não está ligado a questões climáticas ou de biodiversidade presentes na caatinga, uma vez que cada bioma possui sua riqueza e relevância e nenhum é mais importante que o outro, tendo em vista que a natureza é um ecossistema e há interdependência entre os diversos tipos de vegetação.
c) O gráfico apresenta claramente que somente o cerrado possui um percentual de unidade de proteção integral.
d) As unidades de proteção integral e a unidade de uso sustentável promovem simultaneamente a preservação de áreas dispersas por diversos biomas brasileiros, protegendo, desta forma, os mananciais, a fauna e a flora dos ambientes. - UNICAMP - O texto apresentado faz referência à destruição de biomas. Sabe-se que a destruição de biomas tem causado grande polêmica entre os ambientalistas e os defensores do agronegócio. Entre 1950 e 1980, com o aumento da cultura da soja, ocorreu a destruição de grandes áreas da Mata Atlântica. Durante as décadas de 1980 e 1990, a produção de soja se expandiu para a Região Centro-Oeste e ocupou grande área do Cerrado, e atualmente se observa uma crescente pressão de desmatamento sobre as áreas florestais tropicais no Pará para o seu cultivo. O processo de regeneração natural das áreas desflorestadas é lento e difícil. Um estudo desenvolvido por quatro anos em uma clareira no estado do Pará mostrou que, nesse período, o número de plantas herbáceas, especialmente gramíneas, foi dominante.a) Explique essa dominância, considerando que está havendo um processo de sucessão.c) Indique uma semelhança entre a vegetação da Mata Atlântica e a da Floresta Amazônica.
b) Áreas não degradadas dos biomas apresentam vegetação com características típicas. Indique duas diferenças entre as formações vegetais do Cerrado e as da Floresta Amazônica. - VUNESP - Observe o mapa, onde estão delimitadas as áreas de distribuição de três importantes ecossistemas brasileiros, I, II e III.
Leia os três textos seguintes, 1, 2 e 3, que descrevem características de ecossistemas diferentes.1. Vegetação composta por árvores de pequeno porte e arbustos esparsos, tortuosos, de casca grossa, e por plantas herbáceas, com predominância de gramíneas. Fauna representada por alguns animais como o lobo guará, a ema, o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira.2. Vegetação densa, predominantemente composta por árvores de grande porte, medindo até 20 m de altura, com presença marcante de pteridófitas no sub-bosque. Fauna representada por alguns animais como o mono-carvoeiro, a jaguatirica, os micos-leões-dourados e da-cara-preta, e a jacutinga.3. Vegetação composta por árvores baixas e esparsamente distribuídas, arbustos tortuosos com muitos espinhos e presença marcante de cactáceas. Fauna representada por pequenos roedores como o preá e o mocó e aves como as avoantes.A alternativa que relaciona corretamente o nome dos ecossistemas representados no mapa pelos algarismos I, II e III, respectivamente, com as características apresentadas em 1, 2 e 3, é:a) Cerrados, 2; Manguezais, 3; Caatinga, 1.b) Cerrados, 1; Mata Atlântica, 2; Caatinga, 3.c) Caatinga, 1; Mata Atlântica, 2; Cerrados, 3.d) Caatinga, 1; Manguezais, 2; Cerrados, 3.e) Pantanal, 1; Mata Atlântica, 2; Caatinga, 3. - OBJETIVO - Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso (em relação ao cerrado).( ) O solo de é seco, ácido e pobre em nutrientes.( ) As árvores apresentam troncos tortuosos e casca grossa rica em cortiça.( ) O fogo não é importante para o ecossistema do Cerrado.# V V F
- UNB - A ocupação do espaço, no Distrito Federal, vem se processando rapidamente e, às vezes, de forma desordenada. Isso tem propiciado mudanças ambientais que se tornam mais evidentes a cada dia. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.(0) A substituição da vegetação do cerrado por cultivos agrícolas e por aglomerados urbanos tem ocasionado o assoreamento do largo Paranoá e a poluição de suas águas.(1) Os custos para o tratamento das águas de rios contaminados, visando à sua futura utilização, podem tornar-se muito onerosos.(3) A destruição de habitats pode acarretar problemas de saúde pública no DF. # V V V V
(2) O crescimento populacional requer o uso incessante dos recursos naturais que, na maioria das vezes, são utilizados de forma predatória, seja por necessidade de sobrevivência, seja por falta de consciência ecológica. - ENEM - Nativas do Brasil, as várias espécies das plantas conhecidas como fava-d'anta têm lugar garantido no mercado mundial de produtos cosméticos e farmacêuticos. Elas praticamente não têm concorrentes, pois apenas uma outra planta chinesa produz os elementos cobiçados pela indústria mundial. As plantas acham-se dispersas no cerrado e a sua exploração é feita pela coleta manual das favas ou, ainda, com instrumentos rústicos (garfos e forquilhas) que retiram os frutos das pontas dos galhos. Alguns catadores quebram galhos ou arbustos para facilitar a coleta. Depois da coleta, as vagens são vendidas aos atacadistas locais que as revendem a atacadistas regionais, estes sim, os revendedores de fava para as indústrias. Depois de processados, os produtos são exportados. Embora os moradores da região tenham um vasto conhecimento sobre hábitos e usos da fauna e flora locais, pouco ou nada sabem sobre a produção de mudas de espécies nativas e, ainda, sobre o destino e o aproveitamento da matéria-prima extraída da fava d'anta. Adaptado de: "Extrativismo e biodiversidade: o caso da fava-d'anta". Ciência Hoje, junho, 2000.
Ainda que a extração das vagens não seja prejudicial às árvores, a estratégia usada na sua coleta, aliada à eventual pressão de mercado, são fatores que podem prejudicar a renovação natural da fava d'anta. Uma proposta viável para que estas plantas nativas não corram nenhum risco de extinção é
a) introduzir a coleta mecanizada das favas, reduzindo tanto as perdas durante a coleta quanto os eventuais danos às plantas.
b) conservar o solo e aumentar a produtividade dessas plantas por meio de irrigação e reposição de sais minerais.
c) domesticar a espécie, introduzindo viveiros que possam abastecer a região de novas mudas, caso isto se torne necessário.
d) proibir a coleta das favas, aplicando pesadas multas aos infratores.
e) diversificar as atividades econômicas na região do cerrado para aumentar as fontes de renda dos trabalhadores. - UFG - A figura a seguir apresenta a precipitação (mm) e a temperatura média (°C) de um bioma brasileiro, ao longo de um ano.
De acordo com a figura, qual bioma está relacionado às condições climáticas apresentadas?
a) Mata de Araucárias
b) Floresta Amazônica
c) Caatinga
d) Mata Atlântica
e) Cerrado - UFMT - Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.Embora a água seja considerada um dos elementos essenciais à sobrevivência dos vegetais, no cerrado mato-grossense existem vegetações adaptadas à deficiência de água. Sobre as adaptações morfofuncionais desses vegetais, julgue os itens.# F F V
( ) São vegetais que não apresentam vasos condutores, ou seja, xilema e floema.
( ) As folhas apresentam uma grande quantidade de estômatos permanentemente abertos.
( ) As raízes normalmente são profundas. - G2 - Xeromorfismo é a aparente adaptação das plantas às condições de falta de água, mas pode também ser devida à falta de nutrientes no solo. Assim pode-se encontrar xeromorfismo aparente:
a) nos campos limpos, no cerrado e na vegetação de brejo.
b) nos desertos, nas epífitas das matas e na vegetação de restinga.
c) na mata amazônica, na mata atlântica, e no cerrado.
d) na vegetação halófita, nos manguezais e nos campos limpos.
e) nos campos limpos, nos cocais e no cerrado. - VUNESP - As queimadas vêm destruindo grande parte de nossas formações vegetais que ainda constituem redutos da vegetação primária no país. No entanto, um tipo de vegetação apresenta alguns mecanismos de adaptação que possibilitam a sua sobrevivência após o fogo. Essa formação vegetal é conhecida como:
a) mangue
b) Mata Atlântica
c) mata ciliar
d) cerrado
e) restinga - VUNESP - Nas cheias, quando os rios do Pantanal naturalmente transbordam, a vegetação herbácea das áreas inundadas morre e é transformada em detritos que vão alimentar uma grande quantidade de peixes e invertebrados. Nas secas, quando o rio volta ao seu leito, o solo é fertilizado pelos nutrientes originados principalmente dessa vegetação morta. Um artigo publicado no jornal "Folha de S.Paulo" de 09.08.2005 relata que uma área de aproximadamente 5 000 km£ no Pantanal foi transformada em trechos de alagamento permanente na região de planície, onde o rio Taquari encontra as águas do rio Paraguai, prejudicando esse processo natural de cheias e secas.Nesse artigo afirma-se que o processo que acabou ocasionando essa inundação foi acelerado na década de 1970, quando o governo incentivou a ocupação das áreas de cerrado em torno do Pantanal, na região de planaltos, onde estão as nascentes do rio Taquari, para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.a) Qual o nome do processo responsável pela transformação gradual da vegetação morta em detritos e posteriormente em nutrientes minerais que fertilizam os solos? Cite dois grupos de microrganismos que participam desse processo. # Chama-se decomposição. Os organismos decompositores são fungos e bactérias.b) Considere os seguintes fatores: assoreamento, desmatamento das áreas de cerrado para expansão das fronteiras agrícolas, transbordamento do rio e erosão. Ordene esses fatores, descrevendo sucintamente a provável seqüência de eventos que acabou por provocar o alagamento permanente relatado no artigo. Cite uma conseqüência imediata para a economia da região causada pela inundação permanente de uma área tão extensa de pantanal. # É bem provável que a erosão do solo provocada pelo desmatamento aumentou o leito do rio (assoreamento). Conseqüentemente, rios da região transbordaram e as áreas afetadas permaneceram inundadas. Desta forma, a economia da região foi afetada, pois há menos áreas destinadas á agricultura e pecuária.
- UFLA - O 'Tapirus terrestris' (Linnaeus, 1758), a popular "anta", é o maior HERBÍVORO terrestre do novo mundo, ocorrendo em regiões do CERRADO, MATA ATLÂNTICA E AMAZÔNICA, freqüentemente às MARGENS DE RIOS E RIBEIRÕES. Alimenta-se freqüentemente de FOLHAGENS, RAÍZES E FRUTOS e produz de 2 a 3 filhotes por ninhada. Os filhotes são amamentados pela mãe até que possam alimentar-se sozinhos. Os trechos em destaque dizem respeito, respectivamente, a:
a) dieta, habitat, distribuição geográfica e grupo funcional.
b) grupo funcional, distribuição geográfica, habitat e dieta.
c) dieta, distribuição geográfica, habitat e nicho.
d) grupo funcional, habitat, distribuição geográfica, dieta.
e) dieta, grupo funcional, distribuição geográfica, habitat. - PUCMG - AQUECIMENTO GLOBAL PODE DIVIDIR A AMAZÔNIA
Eventos climáticos extremos, como secas induzidas pelo aquecimento global e pelo desmatamento, podem dividir a Amazônia em duas e transformar em cerrado uma área de 600 mil quilômetros quadrados. O alerta é de pesquisadores que fizeram um mapa das áreas mais sensíveis da floresta à seca, usando os registros de precipitação dos últimos cem anos. O grupo de cientistas descobriu que uma faixa de mata correspondente a 11% da área da floresta tem padrões de precipitação mais semelhantes aos do cerrado. Essa seria a primeira zona a "tombar" caso se confirmem cenários propostos de "savanização" (conversão em cerrados) da Amazônia.
(Fonte: "Folha de S. Paulo", 16 de fevereiro de 2006.)
Com base no assunto apresentado, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Essa "Amazônia seca" possui vegetação com maiores índices de evapotranspiração, e seus solos tendem a ficar mais secos durante os meses sem água do que solos de regiões muito úmidas.
b) Em caso de transformação da floresta em cerrado, a área se tornaria muito mais vulnerável a incêndios florestais, que poderiam mudar também a cobertura vegetal.
c) Um desses fatores de transformação pode ser o desmatamento, já que boa parte das chuvas na floresta tropical é gerada, dentro da própria mata, por evaporação de água do solo e das folhas.
d) Outro fator a ser considerado seria o aquecimento global, porém em menor proporção, pois não afeta as regiões não desmatadas. - UEL - Algumas espécies de plantas do Cerrado brasileiro apresentam como características a baixa regeneração dos indivíduos jovens próximos da planta mãe e também a manutenção de uma certa distância entre os indivíduos. Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica corretamente a competição e o fator que ocorrem entre estes indivíduos:a) Intra-específica por gás carbônico.b) Interespecífica por água.e) Intra-específica por oxigênio.
c) Intra-específica por nutrientes.
d) Interespecífica por polinizadores. - UFMG - Este gráfico representa o número de indivíduos por espécie versus o número de espécies em quatro áreas (I, II, III e IV) do mesmo tamanho, num ecossistema de cerrado.
Com base nos dados, todas as alternativas são corretas, EXCETO
a) A área I apresenta maior número de indivíduos.
b) A área II pode estar em processo de sucessão.
c) A área III pode possuir espécies com risco de extinção.
d) A área IV apresenta maior biodiversidade. - UEG - O esquema a seguir ilustra os diferentes níveis de organização biológica:
Tendo em vista os diferentes níveis de organização biológica, considere as seguintes proposições:
I. Nos ecossistemas, encontram-se três tipos de organismos: produtores, consumidores e decompositores. O lobo guará exemplifica um decompositor, pois é um dos principais consumidores de carniça no Cerrado.
II. A organela apresentada no esquema é a mitocôndria, onde ocorre a respiração. Uma importante etapa desse processo é a glicólise, fase em que a glicose é convertida em ácido pirúvico.
III. Os ossos do lobo guará e de outros animais estão sujeitos a contínuas alterações bioquímicas e estruturais. Entre os fatores que interferem nessas alterações estão a nutrição e a ação hormonal.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Apenas a proposição I é verdadeira.
b) Apenas a proposição II é verdadeira.
c) Apenas a proposição III é verdadeira.
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) As proposições I, II e III são verdadeiras. - UFG - O Brasil, devido à enorme dimensão territorial, apresenta uma grande variação climática entre as regiões, o que propicia uma diversidade muito grande de ecossistemas e, conseqüentemente, da fauna e flora.Considerando os biomas brasileiros, analise os itens a seguir:# V V F F
( ) O Cerrado, localizado no Brasil Central, apresenta arbustos com caules tortuosos e de casca grossa; o clima seco torna a região freqüentemente sujeita a incêndios ocasionais; a fauna é rica em animais como o lobo-guará, a ema e a capivara.
( ) O Pantanal ocupa a região oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se encontram grandes áreas alagadas com vegetação típica do Cerrado, intercalada com vegetação aquática e grande diversidade de aves e peixes.
( ) O Manguezal, encontrado na região de Roraima e Tocantins, apresenta árvores de grande porte formando matas densas, onde se encontram predominantemente lobos, tatus e veados-campeiros.
( ) A Floresta Tropical, encontrada no interior dos estados do Ceará e Piauí, é caracterizada por uma vegetação com folhas pequenas e pontiagudas e com raízes com pneumatóforos; a fauna nela existente é pobre em espécies. - UFMG - Analise este gráfico, em que está representada a flutuação do número de indivíduos de determinada população característica da região do cerrado mineiro:
Da análise desse gráfico, pode-se concluir que se trata de uma população de
a) ervas com fotoperíodo de dias curtos.
b) insetos cuja eclosão dos ovos depende de noites frias.
c) peixes que se reproduzem quando existem fortes correntezas.
d) répteis cujas crias dependem de ambiente seco. - G2 - A savanização da Amazônia (transformação da floresta em savanas, comparáveis aos cerrados) leva necessariamente ao desaparecimento de certas espécies vegetais em detrimento de outras. Assinale a alternativa que indica características presentes somente nos vegetais.a) Produzem matéria orgânica a partir de matéria inorgânica.e) São heterotróficos.
b) Fazem fotossíntese, mas não respiram.
c) São o topo da cadeia alimentar.
d) Possuem células complexas, mas não têm organização tecidual. - UFJF - O desenvolvimento de projetos que visam reduzir a progressiva emissão de gases de efeito estufa é o principal objetivo do Protocolo de Kyoto. O Brasil pode contribuir para que esse objetivo seja alcançado através da preservação das florestas nativas e da implantação de projetos de reflorestamento.a) Explique como a manutenção e/ou replantio dessas florestas pode contribuir para a redução do efeito estufa. # As árvores promovem a fixação do CO2c) A substituição dos gases clorofluorcarbono (CFCs) utilizados em aerossóis, condicionadores de ar e geladeiras, vem sendo estimulada por ambientalistas desde a realização do Protocolo de Montreal, em 1987. Qual é a ação dos CFCs na atmosfera e qual é a importância da redução na utilização desses gases para os seres vivos? # Ação na atmosfera: Os CFCs promovem a destruição do gás ozônio (forma a camada de ozônio). Importância da redução para os seres vivos: Haverá uma maior preservação da camada de ozônio, a qual protege os seres vivos do excesso de radiações ultra-violeta emitidas pelo sol.
atmosférico durante o processo fotossintético, reduzindo a concentração de tal gás na atmosfera, um dos responsáveis pelo efeito estufa.
b) Em decorrência do grande número de queimadas, o Brasil aparece como um dos países que mais contribui para o aumento do efeito estufa. As queimadas naturais, todavia, são importantes em alguns ecossistemas, como no Cerrado Brasileiro. Apresente uma vantagem das queimadas naturais, que ocorrem em menor freqüência, e uma desvantagem das queimadas não-naturais, geralmente muito freqüentes. (Atenção: desconsidere a contribuição dessas queimadas para o aumento do efeito estufa). # Vantagem das queimadas naturais: Estimulam o florescimento de algumas espécies, o que é fundamental para sua reprodução. Desvantagem das queimadas não-naturais: Promovem o empobrecimento do solo; favorecem a lixiviação; favorecem a ocorrência de voçorocas; reduzem a biodiversidade... - UFC - O termo ESTRESSE é compreendido como a situação que exerce uma influência desvantajosa sobre a planta.Analise as situações a seguir, as quais apresentam diferentes fatores ambientais abióticos que produzem estresse em plantas, e atenda ao que cada item solicita.a) No pantanal brasileiro, ocorrem inundações periódicas que diminuem consideravelmente a concentração de oxigênio disponível para as raízes. Sob essa condição, uma planta sensível à inundação terá a função de absorção de sais minerais, pela raiz, severamente prejudicada. Por que a respiração radicular é tão importante para a absorção de nutrientes? # A absorção de sais minerais ocorre de maneira ativa, com gasto de energia que é produzida na respiração das células da raiz;b) Porém, espécies vegetais tolerantes à inundação crescem vigorosamente sob essas condições. Cite uma característica histológica que as plantas adaptadas a esse ambiente possuem e que possibilita a respiração radicular. # Parênquima aerífero / Aerênquima;c) Por outro lado, na caatinga nordestina, ocorrem períodos longos de seca. A maioria das plantas nativas dessa região apresenta, como resposta ao estresse hídrico, a caducifolia (perda da folhagem), que reduz a área fotossintetizante da planta. Então, qual seria o principal efeito benéfico desse fenômeno? # Redução da transpiração / Perda d'água;d) Entretanto, nas plantas do cerrado, é comum a presença de uma cutícula espessa nas folhas. Porém, o aumento da espessura da cutícula, por si só, não contribui de maneira efetiva para o controle da perda de água pelas folhas. Qual a principal justificativa? # A perda d'água ocorre principalmente pela transpiração estomática (90%);e) Normalmente, o estresse hídrico está associado ao aumento da temperatura na folha. Além da cutícula espessa, que outra estrutura da epiderme foliar contribui para a diminuição da absorção da radiação solar? # Pelos / Escamas / Tricomas.
domingo, 28 de julho de 2013
Cerrado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei o conteúdo, porém uma dica: seria melhor que você colocasse as questões de início sem marcadas as alternativas corretas, e apenas no final acrescentasse o gabarito das questões :)
ResponderExcluir