- SIMULADO - Que bioma é este?
- Localiza-se ao longo da costa litorânea, desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, constituindo uma floresta tropical, com clima quente e úmido.- Entre as plantas mais representativas dessa floresta citam-se o jequitibá, o pau-brasil, o jacarandá, a peroba, o ipê, o jatobá, inúmeras samambaias, musgos, avencas e epífitas.(Fonte: Wilson Roberto Paulino. Biologia. Editora Ática)
# Mata ou Floreta Atlântica - G2 - Devido a certas particularidades de seu ciclo vital, as briófitas como os musgos, e as pteridófitas, como as samambaias devem ser mais abundantes
a) no cerrado.
b) no pantanal.
c) na mata Atlântica.
d) na Amazônia.
e) nos manguezais. - ENEM - Numa região originalmente ocupada por Mata Atlântica, havia, no passado, cinco espécies de pássaros de um mesmo gênero. Nos dias atuais, essa região se reduz a uma reserva de floresta primária, onde ainda ocorrem as cinco espécies, e a fragmentos de floresta degradada, onde só se encontram duas das cinco espécies. O desaparecimento das três espécies nas regiões degradadas pode ser explicado pelo fato de que, nessas regiões, ocorreu
a) aumento do volume e da freqüência das chuvas.
b) diminuição do número e da diversidade de habitats.
c) diminuição da temperatura média anual.
d) aumento dos níveis de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera.
e) aumento do grau de isolamento reprodutivo interespecífico. - UNICAMP - A poluição atmosférica de Cubatão continua provocando efeitos negativos na vegetação da Serra do Mar, mesmo após a instalação de filtros nas indústrias na década de 80. Nos locais onde houve destruição total, a mata está se recompondo, mas com uma vegetação diferente da mata atlântica original.
a) Considerando que a mata está se recompondo através de um processo natural de sucessão secundária, quais são as etapas esperadas neste processo? # Ervas (e/ou gramíneas), arbustos e árvores.
b) Cite duas características típicas da mata atlântica.- Estratificação, com emergentes atingindo 40m (ou árvores de grande porte).- Plantas adaptadas à alta pluviosidade (plantas higrófilas).- Presença de epífitas e lianas.- Plantas com:• raízes tabulares• raízes escoras• raízes adventícias superficiais (geralmente com aborto da raiz axial)• parte aérea muito mais desenvolvida que a subterrânea• folhas com ponta afilada (ponta gotejante)• presença frequente de hidatódios• reprodução principalmente por sementes- Ervas macrófilas e fetos arborescentes.- Predominância de plantas sempre verdes (ou perenefolias).- Grande biodiversidade (diversidade, variedade) de plantas. - UFMG - Muitos agricultores têm abandonado o plantio nas encostas das serras devido à dificuldade de máquinas agrícolas modernas trabalharem em terras íngremes. Observa-se, em vários desses locais, a recuperação de florestas, inclusive de trechos de Mata Atlântica, graças ao processo representado nesta figura:
Considerando-se o processo de recuperação dessas áreas, é CORRETO afirmar que
a) os ciclos do carbono e do nitrogênio são mais demorados no final desse processo.
b) esse processo começa com espécies pioneiras que produzem poucas sementes.
c) a biomassa e a taxa de respiração, no início da recuperação, são maiores que no final.
d) o tempo necessário para a recuperação da floresta é de, aproximadamente, cinco anos. - ENEM - 2011 - Para evitar o desmatamento da Mata Atlântica nos arredores da cidade de Amargosa, no Recôncavo da Bahia,o Ibama tem atuado no sentido de fiscalizar, entre outras, as pequenas propriedades rurais que dependem
da lenha proveniente das matas para a produção da farinha de mandioca, produto típico da região. Com isso,pequenos produtores procuram alternativas como o gás de cozinha, o que encarece a farinha.
Uma alternativa viável, em curto prazo, para os produtores de farinha em Amargosa, que não cause danos à Mata Atlântica nem encareça o produto é a
A) construção, nas pequenas propriedades, de grandes fornos elétricos para torrar a mandioca.
B) plantação, em suas propriedades, de árvores para serem utilizadas na produção de lenha.
C) permissão, por parte do Ibama, da exploração da Mata Atlântica apenas pelos pequenos produtores.
D) construção de biodigestores, para a produção de gás combustível a partir de resíduos orgânicos da região.
E) coleta de carvão de regiões mais distantes, onde existe menor intensidade de fiscalização do Ibama.
Comentário: Uma alternativa viável é a construção de biodigestores, nos quais ocorre a produção de biogás (metano) por meio da ação de bactérias decompositoras anaeróbias sobre resíduos orgânicos. - G2 - Xeromorfismo é a aparente adaptação das plantas às condições de falta de água, mas pode também ser devida à falta de nutrientes no solo. Assim pode-se encontrar xeromorfismo aparente:
a) nos campos limpos, no cerrado e na vegetação de brejo.
b) nos desertos, nas epífitas das matas e na vegetação de restinga.
c) na mata amazônica, na mata atlântica, e no cerrado.
d) na vegetação halófita, nos manguezais e nos campos limpos.
e) nos campos limpos, nos cocais e no cerrado. - UECE - Fazendo parte das principais zonas fitogeográficas do Brasil, está (o,a) _______________ cuja vegetação é _______________ com muitas epífitas e tem o pau-brasil como espécime característica desse ambiente.
A sequência correta de palavras da esquerda para a direita que torna o período anterior verdadeiro é:
a) cerrado, higrófila
b) mata atlântica, xerófila
c) mata atlântica, higrófila
d) cerrado, xerófila - UECE - São ecossistemas costeiros de grande importância, seja pela produtividade de alimentos, pela diversidade de espécies ou pela manutenção do equilíbrio ecológico:
a) Mata Atlântica, Manguezais e Restingas
b) Manguezais, Mata Atlântica e Cerrados
c) Mata Atlântica, Dunas e Pampas
d) Cerrados, Caatingas e Manguezais - UFRS - Como as plantas epífitas necessitam de condições ambientais específicas de umidade e sombreamento para sua sobrevivência, espera-se que elas sejam mais abundantes.
a) na mata atlântica
b) no cerrado.
c) na caatinga.
d) na mata temperada decídua.
e) na vegetação de dunas. - PUCRIO - A Mata Atlântica é o bioma que possui a maior diversidade de plantas do planeta. Pela sua riqueza e importância foi declarada pela UNESCO "Reserva da Biosfera". Apesar de tudo, este bioma encontra-se altamente ameaçado. Sobre a Mata Atlântica pode-se dizer o que segue.
( ) Hoje, sua área, em termos de cobertura vegetal, está reduzida a menos de 7% da cobertura original.
( ) Ocorre em uma ampla planície que mantém a umidade adequada para suportar sua densa mata.
( ) Sua devastação é consequência direta ou indireta da ocupação humana que ocorreu a partir do litoral para o interior do Brasil.
( ) Sofre a influência dos ventos úmidos que sopram do mar e são barrados por cadeias de montanhas.
( ) Distribui-se ao longo da costa da América Latina, tanto atlântica quanto pacífica, de Norte a Sul. # V F V V F - UFPEL - Situada nas montanhas e planícies costeiras, de clima quente com média anual de 21,1°C, é muito úmida com precipitação média anual de 2.246 mm, graças aos ventos carregados de vapor que sopram do mar. A vegetação é bastante densa e higrófila, podendo atingir 30 metros de altura com muitas espécies de epífitas, como bromélias e orquídeas. Entre a vegetação arbórea característica, encontramos muitos ipês, canelas, cedros, jatobás, o raro pau-brasil e muitas palmeiras das quais se obtém, por exemplo, o palmito.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que estas características são marcantes de
a) floresta pluvial, como a Floresta Amazônica.
b) floresta temperada decídua, como a Mata Atlântica.
c) floresta pluvial costeira, como a Mata Atlântica.
d) floresta tropical, como as florestas de araucária.
e) floresta fluvial tropical, como o pantanal Matogrossense. - UFPE - O Brasil é um país que apresenta elevada biodiversidade. Considerando apenas os biomas terrestres, destacamos: a floresta amazônica, a mata atlântica, o cerrado e a caatinga. Sobre este tema, analise as proposições a seguir, relacionando-as com a distribuição apresentada no mapa.
1) Entre as árvores de grande porte da floresta amazônica (A), cita-se a castanheira-do-pará e a seringueira. Do tronco desta última se extrai o látex, utilizado na fabricação de borracha natural.
2) Extensas áreas de mata atlântica (B) foram totalmente destruídas e substituídas por plantações de cana-de-açúcar, cacau e banana, e exploradas para extração de palmito.
3) O cerrado (C) tem uma fisionomia de deserto, com árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem precocemente as folhas.
4) A caatinga (D) apresenta vegetação arbórea esparsa, com muitos arbustos. O solo, na época das chuvas, apresenta-se coberto por gramíneas. Estão corretas:
a) 1 e 2 b) 3 e 4 c) 1 e 4 d) 1, 2 e 3 e) 2, 3 e 4 - ENEM - Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.
Cores ao vento. Genes e fósseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas. Revista Pesquisa FAPESP. N° 170, 2010 (adaptado).
Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos,ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam
A) facilidade em digerir todas as plantas desses locais.
B) interação com as plantas hospedeiras da família Apocinaceae.
C) adaptação para se alimentar de todas as plantas desses locais.
D) voracidade indiscriminada por todas as plantas existentes nesses locais.
E) especificidade pelas plantas da família Solanaceae existentes nesses locais. - UNICAMP - O texto apresentado faz referência à destruição de biomas. Sabe-se que a destruição de biomas tem causado grande polêmica entre os ambientalistas e os defensores do agronegócio. Entre 1950 e 1980, com o aumento da cultura da soja, ocorreu a destruição de grandes áreas da Mata Atlântica. Durante as décadas de 1980 e 1990, a produção de soja se expandiu para a Região Centro-Oeste e ocupou grande área do Cerrado, e atualmente se observa uma crescente pressão de desmatamento sobre as áreas florestais tropicais no Pará para o seu cultivo. O processo de regeneração natural das áreas desflorestadas é lento e difícil. Um estudo desenvolvido por quatro anos em uma clareira no estado do Pará mostrou que, nesse período, o número de plantas herbáceas, especialmente gramíneas, foi dominante.
a) Explique essa dominância, considerando que está havendo um processo de sucessão. # As gramíneas, nesse caso (sucessão secundária), constituem a comunidade pioneira da região. São vegetais adaptados às condições da clareira, sendo plantas pouco exigentes e mais resistentes.
b) Áreas não degradadas dos biomas apresentam vegetação com características típicas. Indique duas diferenças entre as formações vegetais do Cerrado e as da Floresta Amazônica. # O cerrado é constituído por plantas de pequeno e médio porte, com longas raízes, caule lenhoso, folhas com cutícula espessa e estômatos em cavidades. A floresta Amazônica é composta por árvores de grande porte, impregnadas de epífitas (orquídeas, pteridófitas, bromélias etc). As raízes são superficiais, as folhas de certas plantas são largas e com muitos estômatos.
c) Indique uma semelhança entre a vegetação da Mata Atlântica e a da Floresta Amazônica. # Ambos os biomas podem ser caracterizados como floresta tropical, com altíssima biodiversidade vegetal e animal. Tanto na Mata Atlântica como na Floresta Amazônica encontramos árvores de grande porte suportando muitas espécies de epífitas. A vegetação desses biomas é adaptada à grande umidade (folhas largas e delgadas dotadas de muitos estômatos). - UFRS - O gráficos 1 e 2, a seguir, ilustram o fenômeno de transpiração em vegetais. Dependendo da disponibilidade hídrica, o fechamento estomático pode ser lento ou rápido, como se observa no segmento A-B das curvas dos gráficos.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem.
Um exemplo de planta com o comportamento estomático (dominante) representado no gráfico 1 é ............ e com o comportamento estomático (dominante) representado no gráfico 2 é .......... .
a) a seringueira da floresta Amazônica - o buriti do cerrado.
b) o cactos cabeça-de-frade da caatinga - a quaresmeira da mata Atlântica.
c) o jacarandá da mata Atlântica - o babaçu da mata de cocais.
d) o araçá do cerrado - o xique-xique da caatinga.
e) o palmiteiro da mata Atlântica - o pinheiro-do-paraná da mata de araucária. - ENEM - Na transpiração, as plantas perdem água na forma de vapor através dos estômatos. Quando os estômatos estão fechados, a transpiração torna-se desprezível. Por essa razão, a abertura dos estômatos pode funcionar como indicador do tipo de ecossistema e da estação do ano em que as plantas estão sendo observadas. A tabela a seguir mostra como se comportam os estômatos de uma planta da caatinga em diferentes condições climáticas e horas do dia.
Considerando a mesma legenda dessa tabela, assinale a opção que melhor representa o comportamento dos estômatos de uma planta típica da Mata Atlântica. # E - PUCRIO - Considere as afirmativas a seguir:I - Devido à eutrofização das lagunas costeiras, numerosas espécies têm desaparecido em conseqüência do aumento da produção de algas adaptadas à poluição.
II - As restingas se desenvolvem sobre solos argilosos e de alta fertilidade e constituem o ecossistema mais preservado de todos os demais.
III - O manguezal é um ecossistema que apresenta espécies adaptadas às baixas concentrações de oxigênio no solo.
IV - Dos ecossistemas do Rio de Janeiro, o de maior extensão é a mata atlântica e o de menor extensão são os campos de altitude.
Das afirmativas anteriores, admitem-se como verdadeiras as indicadas na opção:
a) as afirmativas I e III.
b) as afirmativas I, III e IV.
c) as afirmativas I, II e IV.
d) as afirmativas II e III.
e) as afirmativas II e III e IV. - UFSC - Em 1500, quando o Brasil foi descoberto, a Mata Atlântica era uma impressionante floresta, densa e rica em variedade de espécies animais e vegetais. Hoje, segundo algumas opiniões, a Mata Atlântica está reduzida a menos de 4% de sua área original e, apesar disso, mantém um dos maiores índices de biodiversidade dentre as demais florestas do planeta.
Em relação a esse ecossistema e à análise da figura adiante, representa esquematicamente o seu perfil, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(s).
01. O palmiteiro e o xaxim ocupam o mesmo estrato da floresta.
02. As espécies epífitas podem ser representadas pelas orquídeas, enquanto as parasitas podem ser exemplificas pelas ervas-de-passarinho.
04. Na figura, em A, temos o estrato superior, constituído pelas macrofanerófitas, que se caracterizam por grandes árvores emergentes, como as bromélias.
08. A figura mostra a estratificação vertical da floresta constituída por quatro estratos bem definidos.
16. O mico-leão, o sagui e o gambá, espécies animais presentes nesse ecossistema, estão ameaçados de extinção.
32. Mata Atlântica, a segunda maior floresta úmida do Brasil, foi a mais atingida pelo desmatamento.
64. As ações antrópicas, como o desmatamento, a queimada e a implantação de pastagens, apesar de estarem contribuindo para a destruição desse ecossistema, não estão alterando sua biodiversidade. # 02 + 08 + 32 = 42 - UFSC - O Brasil possui uma enorme extensão territorial, com grandes variações climáticas, e uma ampla diversidade de tipos de solo. Em função dessas características, há uma evidente diversidade de biomas, definidos sobretudo pelo tipo de cobertura vegetal.Com relação à distribuição dessa cobertura vegetal no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(s).64. A caatinga é uma formação exclusiva do Brasil central.# F V V F F V F
01. A Floresta Amazônica tem uma grande extensão e se espalha pelas regiões Norte, Centro-Oeste e parte da região Sudeste.
02. Tanto o pampa como a Mata de Araucárias são formações vegetais exclusivas da região Sul.
04. Originalmente, a Mata Atlântica era uma formação vegetal que se estendia, pela região costeira, do Rio Grande do Norte até o Sul do Brasil.
08. A zona de Cocais se distribui, principalmente, na costa nordestina.
16. Os manguezais preenchem uma faixa larga e descontínua, paralela ao litoral do país.
32. Enquanto o cerrado se espalha, principalmente, pela região central do país, a distribuição do pantanal se restringe à região Centro-Oeste brasileira. - UFC - Assinale a alternativa que associa corretamente as paisagens brasileiras com suas respectivas descrições: (1) mata dos cocais (2) mata atlântica (3) cerrado (4) caatinga (5) manguezal
(a) há pouca pluviosidade, as chuvas ocorrem no inverno e pode haver prolongados períodos de seca.
(b) apresenta solos alagados e instáveis, ricos em matéria orgânica e pouco oxigenados.
(c) ocorre entre a Floresta Amazônica e a caatinga, nos estados de Piauí e Maranhão, sendo o babaçu a planta predominante.
(d) compreende 25% do território nacional, na parte central do Brasil, com solo pobre em nutrientes e rico em alumínio.
(e) formado(a) por árvores de grande porte, ocorrendo desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
a) 1c; 2e; 3d; 4a; 5b
b) 1b; 2a; 3d; 4e; 5c
c) 1e; 2c; 3a; 4d; 5b
d) 1a; 2b; 3c; 4d; 5e
e) 1e; 2d; 3c; 4b; 5a - UECE - Fazendo parte das principais zonas fitogeográficas do Brasil, está o(a) _______________ cuja vegetação é _______________ com muitas epífitas e tem o pau-brasil como espécime característica desse ambiente.
A seqüência correta de palavras da esquerda para a direita que torna o período anterior verdadeiro é:
a) cerrado, higrófila
b) mata atlântica, xerófila
c) mata atlântica, higrófila
d) cerrado, xerófila - UFPE - A Mata Atlântica é o bioma que possui a maior diversidade de plantas do planeta. Pela sua riqueza e importância foi declarada pela UNESCO "Reserva da Biosfera". Apesar de tudo, este bioma encontra-se altamente ameaçado. Sobre a Mata Atlântica pode-se dizer o que segue.
( ) Hoje, sua área, em termos de cobertura vegetal, está reduzida a menos de 7% da cobertura original.
( ) Ocorre em uma ampla planície que mantém a umidade adequada para suportar sua densa mata.
( ) Sua devastação é conseqüência direta ou indireta da ocupação humana que ocorreu a partir do litoral para o interior do Brasil.
( ) Sofre a influência dos ventos úmidos que sopram do mar e são barrados por cadeias de montanhas.
( ) Distribui-se ao longo da costa da América Latina, tanto atlântica quanto pacífica, de Norte a Sul. # V F V V F - UFES -O gráfico anterior é o resultado do trabalho de um estudante que investigou a ação de diferentes fatores que interferem na taxa de fotossíntese em árvores da Mata Atlântica. A partir da análise do gráfico, podemos afirmar que fator estudado por ele, representado no eixo horizontal, foia) CO2.
b) O2.
c) H2O.
d) luz. - UNICAMP - Na Mata Atlântica que é um ambiente bastante úmido, é comum encontrarmos vegetais pequenos (alguns centímetros), crescendo sobre troncos e ramos de árvores e recobrindo áreas sombreadas do solo. Sabendo-se que na reprodução desses organismos não há flores mas há gametas envolvidos, responda:
a) Que plantas são essas? # Essas plantas são as briófitas.
b) Qual fator limita seu tamanho? # O fator limitante do seu tamanho é a ausência de vasos condutores de seiva.
c) Qual é a fase verde e duradoura de seu ciclo vital? # A fase duradoura do ciclo das briófitas é o gametófito.
d) Qual é a fase transitória de seu ciclo vital? # A fase transitória do ciclo das briófitas é o esporófito. - UFRN - Caros candidatos;
Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema.
Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente.
Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia.
Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo.
Fiquem tranquilos vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!!
Ribossomildo lembra que uma das características dos seres vivos é a adaptação às condições ambientais. Ele relata que fez o acompanhamento da variação da temperatura de dois animais distintos, ao longo de um dia, e mostra, no gráfico abaixo, o resultado desse trabalho.
Analisando o gráfico, é correto afirmar que a variação da temperatura de
a) I corresponde à de uma jiboia.
b) II corresponde à de um galo-de-campina.
c) II corresponde à de um morcego.
d) I corresponde à de um sagui. - UFRN - Prosseguindo-se a caminhada pela mata atlântica, Ribossomildo esclarece que as espécies da floresta apresentam outros tipos de adaptações. Um desses tipos, diz ele, é o MIMETISMO. Esse fenômeno é exemplificado pela
a) capacidade da erva-de-passarinho de sugar a seiva bruta de plantas nas quais se fixa.
b) associação entre algas e fungos, a qual dá origem aos líquens.
c) semelhança entre gafanhotos e folhas, quanto ao formato e à coloração.
d) variação da cor dos caracóis, o que nos permite distingui-los dentro do seu habitat natural. - UFPEL - Ameaçado de extinção e protegido por lei desde 2001, o xaxim continua sendo extraído irregularmente na Mata Atlântica - onde também se encontra uma alternativa promissora: o coco verde, fruto que apresenta o mesocarpo fibroso. A fibra reciclada do fruto tem se mostrado um substituto altamente satisfatório como substrato para o cultivo de flores e plantas ornamentais e confecção de artefatos como vasos, placas e tutores, semelhantes aos feitos com xaxim. Para preparar a fibra usada como substrato, o coco é cortado e depois triturado na picadeira de capim.http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj id=1981 [adapt.]
Com base nos textos e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas.
I. A espécie ameaçada de extinção é uma pteridófita, a qual apresenta vasos condutores e tem a geração esporofítica como predominante em seu ciclo de vida. O esporófito é formado após fecundação da oosfera pelo anterozoide no arquegônio.
II. O coco é uma alternativa para a fabricação de substrato de plantas, por apresentar o mesocarpo (c) fibroso. Esta prática garante a preservação do xaxim na Mata Atlântica - bioma caracterizado pela predominância de árvores caducifólias.
III. A ação antrópica na Mata Atlântica tem causado uma grande perda em populações de xaxins - plantas que após a germinação do esporo formam o prótalo (n), gametófito hermafrodita que forma as estruturas reprodutivas.
IV. O coco assemelha-se ao xaxim quanto a presença de xilema e floema e quanto a formação de sementes que ocorre, em ambos os casos, durante a fase gametofítica. As duas espécies são de ocorrência rara na Mata Atlântica.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.d) III e IV.e) II e IV. - UNICAMP - Mapas de vegetação, como o apresentado a seguir, fornecem a distribuição supostamente original das formações vegetais brasileiras.
Identifique, através dos números, as regiões de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, mencionando um aspecto da vegetação que caracteriza cada uma dessas formações.
# Região 6: Mata Atlântica; vegetação densa, predominantemente arbórea, com grande diversidade de espécies.
Região 2: Cerrado; vegetação de gramíneas, arbustos e árvores portadoras de caules retorcidos, cascas grossas e folhas coriáceas com superfícies brilhantes.Região 5: Caatinga; vegetação xerofítica, com cactos e arbustos que exibem adaptações ao clima quente e seco, como, por exemplo, folhas reduzidas em nível de espinhos. - UERJ - Três grupos de espécies vegetais nativas de Mata Atlântica - 1, 2 e 3 - estão adaptadas a três estágios diferentes de sucessão ecológica. No gráfico a seguir, estão mostradas as curvas de saturação luminosa desses três grupos.(Adaptado de BEGOM, M. et alii. Ecology. Londres: Blackwell Science, 1996.)Considere um programa de reflorestamento em uma região antes ocupada pela Mata Atlântica.a) Indique, dentre esses grupos de espécies, o mais recomendado para iniciar o programa em uma área de pastagem com pouco sombreamento. Justifique sua indicação. # Grupo 3. Estas espécies realizam maior produção de matéria orgânica em intensidades luminosas mais altas, em conseqüência da maior taxa de fotossíntese.b) Suponha que, com o reflorestamento, estágios mais avançados da sucessão ecológica tenham sido alcançados. Nesta situação, indique o comportamento da produtividade primária líquida e da biomassa da comunidade vegetal. # A produtividade primária líquida tende a estabilizar-se porque, embora ocorra um aumento da produtividade primária bruta, passa também a haver um aumento proporcional da respiração. A biomassa tende a aumentar.
- UFRS - São adaptações típicas de plantas de florestas tropicais de clima úmido, como a Mata Atlântica:a) cutículas espessas.b) espinhos.c) tecidos suculentos.d) folhas estreitas e caducas.e) folhas largas e perenes.
- PUCCAMP - Alguns animais da mata atlântica aprenderam a alimentar-se de cascas de pinheiros plantados em Santa Catarina, tendo se tornado um problema para este cultivo. O tecido que é fonte de alimento para estes animais éa) parênquima clorofiliano.b) floema.c) xilema.d) colênquima.e) esclerênquima.
- CPS - Com cerca de 4 mil animais, São Paulo tem o maior zoológico da América Latina. Localizado em uma área de 824.529 m£ de Mata Atlântica original, além da nascente do histórico riacho do Ypiranga, cujas águas formam um lago que acolhe exemplares de aves de várias espécies e de aves migratórias, a mata abriga também animais nativos de vida livre.Priorizando a manutenção da variedade e da diversidade das formas de vida sobre a Terra, o zoológico tem uma grande coleção de animais vivos de todas as faunas do mundo abrigando muitas espécies em processo de extinção.A luta pela manutenção da variedade e da diversidade biológica nem sempre é bem entendida pela população.Leia a seguir alguns argumentos sobre a manutenção da biodiversidade.Assinale a alternativa que contém argumento NÃO válido.a) A presença de muitas espécies em determinado local faz com que cada uma fique muito sensível às mudanças climáticas e ao ataque de pragas.b) Com a extinção de uma espécie perde-se para sempre sua informação genética e as substâncias potencialmente úteis ao homem.c) Muitas espécies com risco de extinção são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas que sustentam a vida na Terra.d) Muitos produtos farmacêuticos são extraídos de plantas, fungos, bactérias e animais ou sintetizados a partir de substâncias existentes nesses organismos.e) As espécies selvagens representam um "banco genético" importante que poderá contribuir, através de enxertos e/ou cruzamentos, para a melhoria da qualidade genética das espécies domésticas.
- ENEM - Programas de reintrodução de animais consistem em soltar indivíduos, criados em cativeiro, em ambientes onde sua espécie se encontra ameaçada ou extinta.
O mico-leão-dourado da Mata Atlântica faz parte de um desses programas. Como faltam aos micos criados em cativeiro habilidades para sobreviver em seu habitat, são formados grupos sociais desses micos com outros capturados na natureza, antes de soltá-los coletivamente.
O gráfico mostra o NÚMERO TOTAL DE ANIMAIS, em uma certa região, a cada ano, ao longo de um programa de reintrodução desse tipo.
A análise do gráfico permite concluir que o sucesso do programa deveu-sea) à adaptação dos animais nascidos em cativeiro ao ambiente natural, mostrada pelo aumento do número de nascidos na natureza.b) ao aumento da população total, resultante da reintrodução de um número cada vez maior de animais.c) à eliminação dos animais nascidos em cativeiro pelos nascidos na natureza, que são mais fortes e selvagens.d) ao pequeno número de animais reintroduzidos, que se mantiveram isolados da população de nascidos na natureza.e) à grande sobrevivência dos animais reintroduzidos, que compensou a mortalidade dos nascidos na natureza. - UNICAMP - Parques Zoológicos são comuns nas grandes cidades e atraem muitos visitantes. O da cidade de São Paulo é o maior do estado e está localizado em uma área de Mata Atlântica original que abriga animais nativos silvestres vivendo livremente. Existem ainda 444 espécies de animais, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados, nativos e exóticos (de outras regiões), confinados em recintos semelhantes ao seu habitat natural. Entre os animais livres presentes na mata do Parque Zoológico podem ser
citados mamíferos como o bugio (primata) e o gambá (marsupial), aves como o tucano-de-bico-verde e, entre os répteis, o teiú.
(Adaptado de www.zoologico.sp.gov.br)
a) Como podem ser diferenciados os marsupiais entre os mamíferos? # Entre os mamíferos, os marsupiais se distinguem por apresentar: placenta decídua (temporária) e bolsa externa (marsúrpio).
b) As aves apresentam características em comum com os répteis, dos quais os zoólogos acreditam que elas tenham se originado. Mencione duas dessas características. # Características de aves em comum com os répteis: ovos com casca e anexos embrionários (âmnion, cório, alantóide e saco vitelínico), fecundação interna, respiração pulmonar e cloaca.
c) Entre os animais exóticos desse zoológico estão zebras, girafas, leões e antílopes. Que ambiente deve ter sido criado no zoológico para ser semelhante ao habitat natural desses animais? Dê duas características desse ambiente. # Para a adequação de zebras, girafas, leões e antílopes no parque Zoológico é necessário criar um ambiente de savana, que corresponde ao habitat natural desses animais. As principais características desse ambiente são: grande quantidade de gramíneas e árvores ou arbustos esparsos.
domingo, 28 de julho de 2013
Mata Atlântica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário