- UEL - Plantas do gênero Rhizophora com raízes-escora, que permitem melhor fixação em solo lodoso, e do gênero Avicennia com raízes respiratórias, que possibilitam a obtenção de oxigênio em solo alagado, são característicasa) do cerrado.b) do pantanal.
c) dos manguezais.
d) da mata atlântica.
e) da floresta amazônica. - UFC - A importância dos manguezais como ecossistemas relacionados à produtividade marinha deve-se:a) à alta diversidade de fanerógamas, principalmente de espécies com estrutura radicular complexa, que permite a estabilização dos solos costeiros.b) à baixa oxigenação do substrato e a predominância de bactérias anaeróbicas, responsáveis por processos de liberação de nutrientes.e) à grande diversidade de organismos epifíticos, responsáveis pela alta produção de matéria orgânica.
c) às complexas interações entre algas e fungos, permitindo a ocupação de solos inundados e a decomposição da matéria orgânica presente.
d) à utilização da matéria orgânica por anelídeos, moluscos bivalves e crustáceos, que atuam como decompositores. - UNIRIO - Plantas com raízes-escora e raízes respiratórias são típicas dos ecossistemas:
a) caatinga.
b) restingas.
c) manguezais.
d) mata tropical.
e) campos cerrados. - UFC - "A vegetação do ecossistema manguezal do rio Cocó está ficando seca, (...) as árvores predominantes, com altura entre 10 e 12 metros, estão perdendo a folhagem e a tendência é que morram (...) a causa principal da situação degradante é a própria existência da avenida (...) que intercepta as trocas laterais do mangue, cuja dinâmica é imposta pela ação das marés". (Jornal "O Povo", em matéria do dia 22 de agosto de 2003).
A partir da leitura do texto, analise as assertivas adiante e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. As marés, quando entram no estuário, fornecem os nutrientes que alimentam o manguezal.
II. A perda da folhagem não influenciará a diversidade das espécies animais ocorrentes no mangue.
III. As espécies vegetais com raízes aéreas não são afetadas pela interrupção do fluxo das marés.
a) Somente I é verdadeira.
b) Somente II é verdadeira.
c) Somente I e II são verdadeiras.
d) Somente I e III são verdadeiras.
e) Somente II e III são verdadeiras. - PUCCAMP - Considere a figura a seguir que representa tipos de raízes encontrados em plantas dos manguezais.
Sobre as raízes esquematizadas fizeram-se as seguintes afirmações:
I. Algumas têm função de suporte, permitindo melhor fixação no ambiente considerado.
II. Outras têm função respiratória, uma vez que nelas há estruturas capazes de permitir entrada e saída de ar dos seus tecidos.
III. Há, também, raízes com função sugadora, permitindo que a planta retire alimento de outros vegetais.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
a) I b) II c) III d) I e II e) II e III - PUCCAMP - Considere a figura a seguir que representa tipos de raízes encontrados em plantas dos manguezais.
A maneira correta de escrever o nome científico de uma árvore característica dos manguezais brasileiros é
a) Rhizophora mangle.
b) Rhizophora Mangle.
c) rhizophora mangle.
d) rhizophora Mangle.
e) Rhizophora mangle. - UFAL - Considere o texto a seguir."São regiões altamente produtivas e economicamente importantes para a população caiçara. A madeira de seus arbustos é usada como lenha e, em certas regiões, existem moluscos comestíveis. Sua ampla distribuição, em estados do norte e do sul, mostra que suas características são pouco afetadas pelo clima e relacionadas principalmente ao solo."Esse texto refere-se ao bioma brasileiroa) das matas de araucárias.b) da floresta amazônica.c) das matas de cocais.d) dos manguezais.
e) das caatingas. - UFV - Os manguezais constituem um dos mais importantes ecossistemas brasileiros. São áreas de clima quente e solos alagados e pouco aerados. A vegetação típica dos manguezais possui características que lhe conferem alto grau de adaptabilidade a tais condições. A seguir, encontra-se uma representação de um corte transversal de uma folha de Rhizophora mangle , uma planta típica de manguezais.
Com base no texto e na observação da figura, faça o que se pede:
a) Cite o nome da estrutura epidérmica indicada em I. # A estrutura indicada pela seta I é a cutícula, bastante desenvolvida nesta espécie de planta.
b) O tecido indicado em II tem função de armazenamento. Cite a substância que esse tecido armazena. # O tecido indicado em (II) é um parênquima aquífero, cuja função principal é o armazenamento de água.
c) Qual a função principal da estrutura indicada em III? # A seta III indica o estômato. Suas funções são: regular as trocas gasosas e, consequentemente, a transpiração do vegetal.
d) Cite o nome do tecido indicado em IV. # O tecido indicado em (IV) é um parênquima paliçádico típico. - UFPEL - Andar por um manguezal não é para qualquer um. Você pode atolar até os joelhos e perder os sapatos no primeiro passo. A cada passada é preciso erguer o pé para fora da lama, sem tropeçar nas raízes - são pneumatóforos, que emergem da lama na vertical, e rizóforos, que saem do tronco e deixam o mangue-vermelho ou mangue-sapateiro ( Rhizophora mangle ) com mais jeito de aranha do que de árvore. Ao fixar o olhar nesse emaranhado, tudo parece mexer-se. Inúmeros caranguejos de várias espécies vivem enterrados na lama, entre as raízes, em cima delas ou mesmo nos troncos e copas das árvores.
Com base nos textos e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que
a) os pneumatóforos, estruturas que emergem da lama, são raízes que têm a função de levar oxigênio do ar para as raízes subterrâneas.
b) as estruturas que saem do tronco das árvores do mangue, referidas no texto, e lhe dão aspecto de aranha, são "raízes-escora" - adaptações à sustentação no solo mole do manguezal.
c) os manguezais apresentam o solo saturado de água doce, local em que habitam espécies de caranguejos - animais que diferem dos outros artrópodes pela ausência de antenas.
d) os caranguejos, animais típicos existentes nos manguezais, são artrópodes crustáceos que apresentam o sistema excretor composto por glândulas verdes ou antenais.
e) os caranguejos apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdome, respiração branquial, sistema circulatório aberto e sistema digestivo completo. - UFRN - A retenção pela atmosfera dos raios infravermelhos (IV) da radiação solar contribui para o aumento da temperatura da Terra. Uma conseqüência desse fenômeno é a elevação do nível do mar, o que, por sua vez, aumenta a erosão costeira. O material que resulta desse processo, ao ser carreado para o oceano, pode ficar em suspensão ou depositar-se no fundo. Essa situação altera a vida nos ecossistemas costeiros porque
a) favorece bactérias nitrificantes, aumentando a freqüência de marés vermelhas.
b) obstrui as raízes penetrantes de árvores do mangue, prejudicando a respiração.
c) aterra baías, favorecendo a reprodução indiscriminada de peixes.
d) diminui a fotossíntese, provocando a morte do zooplâncton. - PUCCAMP - Na água do manguezal é comum encontrarem-se ovos com envoltório gelatinoso, extremamente ricos em vitelo nutritivo e apresentando segmentação parcial discoidal. Esses dados indicam tratar-se de ovos
a) isolécitos.
b) centrolécitos.
c) heterolécitos.
d) telolécitos.
e) alécitos. - PUCCAMP - Considere a figura a seguir que representa tipos de raízes encontrados em plantas dos manguezais.
Um professor realizou uma excursão para coletar invertebrados macroscópicos num manguezal. Seus alunos estudaram o material coletado, verificando as seguintes características antes de identificá-los:
I. Corpo dividido em cefalotórax e abdome; região cefálica com 2 pares de antenas; região torácica com 5 pares de apêndices articulados; brânquias como órgãos respiratórios.
II. Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; cabeça com um par de antenas; tórax com 3 pares de patas articuladas e 2 pares de asas; traqueias como órgãos respiratórios.
III. Corpo único, indiviso, alojado no interior de duas valvas calcárias articuladas; presença de um único pé musculoso; brânquias como órgãos respiratórios.
Os alunos identificaram corretamente os animais I, II e III, respectivamente, como sendo um
a) molusco, um inseto e um crustáceo.
b) inseto, um molusco e um crustáceo.
c) crustáceo, um inseto e um molusco.
d) crustáceo, um molusco e um inseto.
e) inseto, um crustáceo e um molusco. - PUCCAMP - A figura abaixo representa o ciclo de vida de certos grupos de seres vivos.
Nas faixas de transição entre o mangue e a terra firme, além de árvores ocorrem também samambaias, como a samambaia do mangue. Representando por R uma árvore e por S a
samambaia, é correto afirmar que o ciclo de vida acima é válido para
(A) R somente, uma vez que ele ocorre apenas em gimnospermas e angiospermas.
(B) S somente, uma vez que ele ocorre apenas em briófitas e pteridófitas.
(C) S somente, uma vez que ele é exclusivo para pteridófitas.
(D) R e S, uma vez que ele ocorre somente em plantas vasculares.
(E) R e S, uma vez que ele ocorre em todos os grupos de vegetais. - UFSCAR - Cubatão esquece traumas e torna-se exemplo de recuperação ambiental.
(...) O guará-vermelho, ave rara que havia desaparecido da região em conseqüência da poluição e que estava ameaçada de extinção, voltou a habitar os manguezais, a procriar e se tornou símbolo de despoluição de Cubatão.
(...)
(Agência Brasileira de Notícias, www.abn.com.br/17.06.2004.)
O guará-vermelho ( Eudocimus ruber ) é uma ave que ocorria ao longo de todo o litoral brasileiro. Hoje, está restrito à região compreendida pela costa dos estados do Amapá, Pará e Maranhão, onde se alimenta de caranguejos, caramujos e insetos e forma ninhais na copa das árvores, partilhando espaço com colhereiros e cabeças-seca. Pesquisadores admitem que a população de guarás de Cubatão, SP, ali se estabeleceu no início da década de 80, a partir de alguns poucos indivíduos que migraram do norte do país.
a) Além da redução dos níveis de poluição, cite dois outros fatores que podem ter permitido o restabelecimento de uma população de guarás na região de Cubatão. # 1. Recuperação das populações de caranguejos, caramujos e insetos que são suas formas de alimento. 2. Recuperação da vegetação onde constroem seus ninhais.
b) Por que as aves em geral são consideradas bons indicadores da qualidade ambiental? # Por estarem, normalmente, no topo das cadeias alimentares, a aves são os organismos que recebem as maiores doses de poluentes. Assim, na medida em que as populações de aves diminuem, há a indicação de que a qualidade ambiental está comprometida. - PUCCAMP - Observe a descrição a seguir.
Na água de um manguezal o fitoplâncton serve de alimento tanto para microcrustáceos como para as larvas de crustáceos. Esses animais são comidos por peixes os quais, por sua vez, são ingeridos por garças. As folhas das árvores de mangue, que caem na água, são comidas por caranguejos que são caçados por guaxinins. Estes mamíferos são picados por insetos que se alimentam de seu sangue.
Pode-se concluir que, nessas relações tróficas do manguezal,
a) os crustáceos são consumidores primários.
b) os peixes são consumidores terciários.
c) as garças são consumidores secundários.
d) os guaxinins são consumidores terciários.
e) os insetos são consumidores quaternários. - PUCCAMP - Em um rio, tributário de um manguezal, foi lançado, acidentalmente, um líquido tóxico e bastante volátil. Ao chegar ao manguezal, esse líquido provocou a morte dos peixes (de todas as fases de vida) que lá viviam. Um pesquisador estudou o problema e levantou as hipóteses a seguir, referentes a possíveis conseqüências desse fato.I. A fauna do manguezal nunca se recupera.e) I, II e III.
II. Logo após o acidente a população de garças do manguezal diminuirá muito, tendo em vista a escassez de alimento para essas aves.
III. Os cardumes de peixes de valor econômico, das regiões costeiras vizinhas ao manguezal, poderão apresentar forte queda populacional.
É plausível o que se supôs em
a) I, somente.
b) I e II, somente.
c) I e III, somente.
d) II e III, somente. - PUCCAMP - A comunidade de vegetais lenhosos dos manguezais é formada por um número pequeno de espécies porque, nesse ambiente,a) o solo é compactado e muito pobre em sais minerais.e) as folhas são consumidas por muitos animais.
b) o solo tem elevado teor salino e escassez de oxigênio.
c) as plantas sofrem muitos ataques de parasitas.
d) as temperaturas são muito elevadas. - UECE - Algumas plantas de mangue apresentam adaptação radicular do tipo PNEUMATÓFORO. Em se tratando dessa adaptação a raiz apresenta:a) um aerênquima bem desenvolvidod) uma grande quantidade de haustórios
b) um número elevado de hidatódios
c) uma grande quantidade de parênquima clorofiliano - UFPI - Considere o texto a seguir:
"São encontrados(as) desde o Amapá até Santa Catarina, nos estuários de vários rios, apresentando solos alagados e instáveis, ricos em matéria orgânica e pouco oxigenados e são áreas de reprodução de diversas espécies marinhas".
O texto refere-se:
a) às florestas tropicais
b) às florestas temperadas
c) aos cerrados
d) aos manguezais
e) às matas de araucária - UFPE - Algumas fanerógamas desenvolveram estruturas radiculares e caulinares para melhor se adaptarem ao ambiente onde vivem
( ) Os pneumatóforos permitem que as árvores de mangue realizem a troca gasosa com o ambiente, posto que ficam acima do solo redutor.
( ) Os haustórios, presentes nos apressórios de raízes aéreas, permitem que as plantas vivam sobre outras, sem parasitárias.
( ) As raízes escoras permitem uma melhor fixação da planta ao solo.
( ) Os caules trepadores enrolam-se em diversos tipos de suporte, em busca de locais mais iluminados.
( ) Os rizomas são caules subterrâneos que armazenam reservas nutritivas.
# V F V V V - UFES - Os manguezais são ecossistemas costeiros típicos de regiões com sedimento limoso, que sofrem inundações periódicas durante a maré alta, de tal forma que apresentam solo alagado, movediço, pouco arejado e com alta salinidade. Com base no texto anterior, cite duas adaptações das plantas que permitem o seu desenvolvimento nesse tipo de ambiente, justificando o porquê de cada uma. # Plantas de mangue possuem, entre outras adaptações, raízes escoras para a sustentação em solos lodosos e raízes respiratória (aéreas ou pneumatóforos), pois este solo alagado é pobre em oxigênio dissolvido.
- UNICAMP - Os manguezais são comuns às zonas litorâneas de países tropicais e subtropicais, como o Brasil. Dentre as diversas adaptações ao ambiente aí encontradas existe um curioso caso de "viviparidade" entre os vegetais. Indique duas outras adaptações típicas de vegetais de manguezais e explique as suas funções.
- UECE - São ecossistemas costeiros de grande importância, seja pela produtividade de alimentos, pela diversidade de espécies ou pela manutenção do equilíbrio ecológico:
a) Mata Atlântica, Manguezais e Restingas
b) Manguezais, Mata Atlântica e Cerrados
c) Mata Atlântica, Dunas e Pampas
d) Cerrados, Caatingas e Manguezais - PUCRIO - Considere as afirmativas a seguir:
I - Devido à eutrofização das lagunas costeiras, numerosas espécies têm desaparecido em conseqüência do aumento da produção de algas adaptadas à poluição.
II - As restingas se desenvolvem sobre solos argilosos e de alta fertilidade e constituem o ecossistema mais preservado de todos os demais.
III - O manguezal é um ecossistema que apresenta espécies adaptadas às baixas concentrações de oxigênio no solo.
IV - Dos ecossistemas do Rio de Janeiro, o de maior extensão é a mata atlântica e o de menor extensão são os campos de altitude.
Das afirmativas anteriores, admitem-se como verdadeiras as indicadas na opção:
a) as afirmativas I e III.
b) as afirmativas I, III e IV.
c) as afirmativas I, II e IV.
d) as afirmativas II e III.
e) as afirmativas II e III e IV. - UFRN - As funções exercidas pelos diferentes órgãos dos vegetais se relacionam entre si e permitem a interação do vegetal com o meio. Nessa perspectiva, explique
a) de que modo se dá a interação entre folhas e raízes de um mesmo vegetal;
b) como os vegetais de mangue e os de caatinga se adaptaram a seus respectivos ambientes, a partir das modificações sofridas por suas raízes. - PUCRIO - O estado do Rio de Janeiro apresenta diversos ecossistemas, em função da grande variabilidade de sua paisagem. Dentre as características listadas abaixo, destaque a alternativa ERRADA.
a) A mata atlântica é a formação dominante do Rio de Janeiro.
b) As restingas se desenvolvem sobre solos arenosos e constituem o ecossistema mais ameaçado de todos os demais.
c) Os campos de altitude estão localizados principalmente nas serras dos Órgãos e Itatiaia e apresentam grande número de endemismos.
d) A mata atlântica é constituída por florestas secundárias na maior parte do trecho fluminense.
e) Os manguezais estão ligados à existência de um ciclo de marés e apresentam alta diversidade de espécies vegetais. - UFRJ - O caranguejo-uçá vive na região entremarés dos manguezais, ambientes pobres em cálcio e magnésio. Em determinada época do ano, os órgãos internos do caranguejo-uçá ficam com uma cor leitosa. Nessa época, os catadores o denominam de caranguejo-leite e dizem que "ele não presta para comer porque é amargo, dá tontura e dor de barriga". Os catadores experientes reconhecem o caranguejo-leite pelo tato, pois ele apresenta carapaça mole e quebradiça.
Identifique o processo que transforma o caranguejo-uçá em caranguejo-leite e explique por que seus tecidos assumem uma coloração leitosa. # Processo de muda ou ecdise. Antes de deixar a carapaça velha (exoesqueleto), o caranguejo-uçá, assim como outros artrópodes, dissolvem a parte interna do exoesqueleto antigo. Uma vez que sua dieta é pobre em substâncias minerais, ele incorpora grande parte dos carbonatos de cálcio e de magnésio da carapaça antiga à sua corrente sanguínea utilizando-os na síntese do novo exoesqueleto. - UFSC - Assinale as proposições que apresentam CORRETAMENTE os tipos de raízes, suas características e exemplos de vegetais que as possuem.(01) Raízes fasciculadas possuem um eixo central mais desenvolvido e estão presentes nos vegetais chamados dicotiledôneas, como o milho e a grama.(02) As raízes respiratórias, presentes nos mangues, promovem uma maior absorção de oxigênio.Soma ( ) # 02 + 04 + 08 + 16 = 30
(04) Raízes tabulares aumentam a estabilidade de árvores frondosas, como as figueiras.
(08) As raízes sugadoras dos vegetais parasitas, como o cipó-chumbo, penetram nos caules de plantas hospedeiras, sugando a seiva de que necessitam.
(16) A raiz tuberosa, presente na cenoura e beterraba, acumula substâncias nutritivas. - UFSC - Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. O manguezal e a restinga são dois ecossistemas presentes em Santa Catarina. Analise as proposições a seguir e assinale as CORRETAS, em relação a esses dois ecossistemas.
01. São ecossistemas típicos de regiões litorâneas.
02. Por sua localização próxima ao mar, todas as espécies, que compõe a vegetação desses dois ecossistemas, apresentam glândulas de sal que ajudam na eliminação deste mineral.
04. O solo do manguezal é lodoso e pouco arejado, ao contrário daquele da restinga que é arenoso e seco.
08. Os pneumatóforos são adaptações presentes em plantas do manguezal, enquanto adaptações para retenção de água ocorrem freqüentemente em plantas que constituem as restingas.
16. Alguns caranguejos são animais adaptados à vida nos manguezais, enquanto nas restingas a presença de moluscos bivalves é típica.
32. Dentre as espécies vegetais presentes em cada um dos ecossistemas citados, destacam-se o mangue-vermelho (manguezais) e os cactos e bromélias (restingas).
Soma ( ) # 01 + 04 + 08 + 32 = 45 - FATEC - "Nos estuários brasileiros desenvolve-se um ecossistema que apresenta plantas típicas como 'Rhizophora sp' com raízes escora e 'Avicennia sp' com pneumatóforos, características que lhes permitem melhor fixação e obtenção de O2 no solo lodoso deste ambiente."
O texto se refere a
a) cerrado. b) caatinga. c) mangue. d) floresta atlântica. e) floresta de araucária. - UFSC - O Brasil possui uma enorme extensão territorial, com grandes variações climáticas, e uma ampla diversidade de tipos de solo. Em função dessas características, há uma evidente diversidade de biomas, definidos sobretudo pelo tipo de cobertura vegetal.Com relação à distribuição dessa cobertura vegetal no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(s).# F V V F F V F
01. A Floresta Amazônica tem uma grande extensão e se espalha pelas regiões Norte, Centro-Oeste e parte da região Sudeste.
02. Tanto o pampa como a Mata de Araucárias são formações vegetais exclusivas da região Sul.
04. Originalmente, a Mata Atlântica era uma formação vegetal que se estendia, pela região costeira, do Rio Grande do Norte até o Sul do Brasil.
08. A zona de Cocais se distribui, principalmente, na costa nordestina.
16. Os manguezais preenchem uma faixa larga e descontínua, paralela ao litoral do país.
32. Enquanto o cerrado se espalha, principalmente, pela região central do país, a distribuição do pantanal se restringe à região Centro-Oeste brasileira.
64. A caatinga é uma formação exclusiva do Brasil central. - UFLAVRAS - Correlacione o tipo de vegetação com as características da flora:1. Cerradoe) 2, 1, 5, 4
2. Caatinga
3. Floresta tropical
4. Manguezal
5. Zona dos cocais
( ) Presença de árvores que perdem suas folhas periodicamente e de plantas suculentas com folhas transformadas em espinhos
( ) Árvores com troncos tortuosos, de casca grossa, folhas coriáceas e revestidas por pêlos
( ) Ocorrência de árvores com raízes aéreas do tipo escora e respiratórias
( ) Árvores de grande porte e número extraordinário de lianas e epífitas A seqüência CORRETA é:
a) 2, 1, 4, 3
b) 5, 1, 2, 3
c) 3, 1, 4, 5
d) 1, 2, 4, 3 - UFJF - Correlacione os diferentes tipos de adaptações morfológicas das plantas com o hábito ou com o ambiente onde elas ocorrem:( 1 ) - caule transformado em gavinhase) 1C, 2E, 3B, 4A, 5D
( 2 ) - folhas transformadas em espinhos
( 3 ) - raízes respiratórias (pneumatóforos)
( 4 ) - velame
( 5 ) - haustórios
( A ) - caatinga
( B ) - trepadeiras
( C ) - mangue
( D ) - parasitas
( E ) - epífitas
a) 1B, 2A, 3C, 4E, 5D
b) 1E, 2A, 3D, 4C, 5B
c) 1C, 2E, 3D, 4A, 5B
d) 1B, 2D, 3C, 4E, 5A - UFPR - Sobre as principais regiões fitogeográficas do Brasil, é correto afirmar:( ) São muito características no sul do Brasil a vegetação do tipo Tundra e a do tipo Taiga. A primeira é vegetação herbácea, com abundância de liquens e musgos; a segunda caracteriza-se como uma formação florestal com predomínio de coníferas.# F - V - F - F - V - V
( ) As duas principais áreas florestadas do país são denominadas Floresta Amazônica e Floresta Atlântica. Ambas apresentam alta diversidade, tanto de espécies vegetais quanto animais.
( ) A Floresta com Araucária é uma formação artificial, já que o seu principal elemento, a 'Araucaria angustifolia', é uma espécie introduzida pelo homem.
( ) Os Campos Cerrados e os Pampas são formações vegetais onde há predomínio de plantas lenhosas, com caules tortuosos, de cascas espessas.
( ) O Manguezal é vegetação que se desenvolve em regiões onde os rios encontram-se com o mar. Caracteriza-se pelas plantas adaptadas a uma condição de excesso de água.
( ) A Caatinga é um tipo de vegetação que ocorre em regiões onde as chuvas são irregulares e as secas prolongadas. Caracteriza-se pela presença de cactáceas e de árvores e arbustos que perdem as folhas durante os períodos de seca. - UFPR - As funções exercidas pelos diferentes órgãos dos vegetais se relacionam entre si e permitem a interação do vegetal com o meio. Nessa perspectiva, explique
a) de que modo se dá a interação entre folhas e raízes de um mesmo vegetal;
b) como os vegetais de mangue e os de caatinga se adaptaram a seus respectivos ambientes, a partir das modificações sofridas por suas raízes. - UFPR - Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. "Conservação da natureza e exploração racional dos recursos..., problemas que remontam, em sua própria essência, à aparição do homem sobre a terra. Pois, desde o início, a humanidade exerceu uma profunda influência no seu hábitat, muito maior do que qualquer espécie animal e, por vezes, num sentido desfavorável aos equilíbrios naturais e aos seus próprios interesses, a longo prazo." (DORST, Jean. Antes que a Natureza Morra. Editora Edgard Blücher Ltda. 1973. p. 394).
Sobre a influência humana na natureza, é correto afirmar que:
01) A extinção de espécies pode comprometer o equilíbrio ecológico de toda a comunidade.
02) A destruição da vegetação tem contribuído para o processo de desertificação de várias áreas do planeta.
04) A introdução de espécies em determinado local é sempre vantajosa, pois aumenta a biodiversidade.
08) A destruição dos manguezais pode comprometer a pesca comercial, pois este ecossistema é criadouro de várias espécies de interesse econômico.
16) Na região amazônica, a degradação ambiental é devida, exclusivamente, ao desmatamento e queima da floresta tropical úmida.
soma = ( ) # 01 + 02 = 03 - UFSC - "Durante 4 horas, um volume estimado em 1,34 milhões de litros de óleo vazou de um ducto da refinaria de Duque de Caxias, causando o maior desastre ecológico já ocorrido na Bahia da Guanabara. (...) A mancha de óleo se estendia (...), projetando-se dos manguezais de Duque de Caxias... "Trecho do artigo: 500 anos de degradação, "Revista Ciência Hoje", 27 (158):2000. p. 42-43.
Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(s) sobre a ação do petróleo e suas conseqüências com relação ao meio ambiente e aos seres vivos que nele habitam.
01. A fina camada de óleo sobrenadante, dispersa na superfície da água, reduz a capacidade da absorção de luz na água, afetando significativamente a atividade fotossintetizante das algas.
02. No controle desse poluente, podem ser utilizados detergentes, pois não são nocivos aos organismos marinhos, e servem para dispersar e emulsionar o óleo.
04. A utilização de certas bactérias decompositoras promove a degradação do petróleo, e representa uma das medidas adequadas para a recuperação desse ambiente.
08. A maior parte do petróleo ficou concentrada na zona costeira, principalmente nos manguezais, destruindo esse "berçário de vida", além de afetar a vida, por exemplo, dos pescadores e catadores de caranguejo da região.
16. Os problemas provocados pelo desastre ecológico, na baía da Guanabara, foram minimizados, pois os técnicos e biólogos se uniram, removendo o poluente em poucas horas.
# V F V V F - UNICAMP - A passagem do furacão Andrew pela Flórida destruiu bosques e mais de 150 km2 de mangues costeiros na reserva natural de Everglades, onde a maior parte da vegetação foi arrancada com as raízes. Os detritos apodrecidos poderão sufocar os estuários, vitais para a produção dos peixes. Entre os animais, a fúria destruidora parece não ter causado muitas baixas. Panteras, veados e linces, que portavam radiotransmissores, foram localizados em boas condições. Os pássaros resistiram relativamente bem e, numa coincidência feliz, a maioria das espécies migratórias ainda não havia retornado do norte, onde passa o verão. (Baseado em notícia de "O Estado de S. Paulo", 9 de setembro de 1992).Com os seus conhecimentos sobre cadeia alimentar e equilíbrio ecológico, comente 3 conseqüências possíveis desta devastação sobre a fauna da reserva, e no futuro próximo.
# Diminuição da fauna marinha pois é local de reprodução de diversas espécies.
Diminuição do oxigênio devido à atividade dos decompositores afetando as populações aeróbicas como peixes, crustáceos, etc
Destruição da vegetação (produtores) comprometendo a teia alimentar da região. - UFC - Assinale a alternativa que associa corretamente as paisagens brasileiras com suas respectivas descrições:
(1) mata dos cocais
(2) mata atlântica
(3) cerrado
(4) caatinga
(5) manguezal
(a) há pouca pluviosidade, as chuvas ocorrem no inverno e pode haver prolongados períodos de seca.
(b) apresenta solos alagados e instáveis, ricos em matéria orgânica e pouco oxigenados.
(c) ocorre entre a Floresta Amazônica e a caatinga, nos estados de Piauí e Maranhão, sendo o babaçu a planta predominante.
(d) compreende 25% do território nacional, na parte central do Brasil, com solo pobre em nutrientes e rico em alumínio.
(e) formado(a) por árvores de grande porte, ocorrendo desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
a) 1c; 2e; 3d; 4a; 5b
b) 1b; 2a; 3d; 4e; 5c
c) 1e; 2c; 3a; 4d; 5b
d) 1a; 2b; 3c; 4d; 5e
e) 1e; 2d; 3c; 4b; 5a - VUNESP - Observe o mapa, onde estão delimitadas as áreas de distribuição de três importantes ecossistemas brasileiros, I, II e III.
Leia os três textos seguintes, 1, 2 e 3, que descrevem características de ecossistemas diferentes.1. Vegetação composta por árvores de pequeno porte e arbustos esparsos, tortuosos, de casca grossa, e por plantas herbáceas, com predominância de gramíneas. Fauna representada por alguns animais como o lobo guará, a ema, o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira.2. Vegetação densa, predominantemente composta por árvores de grande porte, medindo até 20 m de altura, com presença marcante de pteridófitas no sub-bosque. Fauna representada por alguns animais como o mono-carvoeiro, a jaguatirica, os micos-leões-dourados e da-cara-preta, e a jacutinga.3. Vegetação composta por árvores baixas e esparsamente distribuídas, arbustos tortuosos com muitos espinhos e presença marcante de cactáceas. Fauna representada por pequenos roedores como o preá e o mocó e aves como as avoantes.A alternativa que relaciona corretamente o nome dos ecossistemas representados no mapa pelos algarismos I, II e III, respectivamente, com as características apresentadas em 1, 2 e 3, é:a) Cerrados, 2; Manguezais, 3; Caatinga, 1.b) Cerrados, 1; Mata Atlântica, 2; Caatinga, 3.c) Caatinga, 1; Mata Atlântica, 2; Cerrados, 3.d) Caatinga, 1; Manguezais, 2; Cerrados, 3.e) Pantanal, 1; Mata Atlântica, 2; Caatinga, 3. - UFG - O Brasil, devido à enorme dimensão territorial, apresenta uma grande variação climática entre as regiões, o que propicia uma diversidade muito grande de ecossistemas e, conseqüentemente, da fauna e flora.
Considerando os biomas brasileiros, analise os itens a seguir:
( ) O Cerrado, localizado no Brasil Central, apresenta arbustos com caules tortuosos e de casca grossa; o clima seco torna a região freqüentemente sujeita a incêndios ocasionais; a fauna é rica em animais como o lobo-guará, a ema e a capivara.
( ) O Pantanal ocupa a região oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se encontram grandes áreas alagadas com vegetação típica do Cerrado, intercalada com vegetação aquática e grande diversidade de aves e peixes.
( ) O Manguezal, encontrado na região de Roraima e Tocantins, apresenta árvores de grande porte formando matas densas, onde se encontram predominantemente lobos, tatus e veados-campeiros.
( ) A Floresta Tropical, encontrada no interior dos estados do Ceará e Piauí, é caracterizada por uma vegetação com folhas pequenas e pontiagudas e com raízes com pneumatóforos; a fauna nela existente é pobre em espécies.
# V V F F - UEL - O Brasil apresenta diversos tipos de biomas. Relacione os biomas a seguir com as características de sua vegetação.
I. Floresta Amazônica
II. Cerrado
III. Caatinga
IV. Manguezal
( ) Árvores baixas e arbustos que perdem as folhas periodicamente. Plantas xeromórficas.
( ) Árvores com raízes escora e pneumatóforos. Ausência de vegetação herbácea.
( ) Árvores de grande porte e ampla diversidade de espécies.
( ) Árvores de pequeno porte e arbustos distribuídos de forma esparsa. Caules tortuosos com casca espessa e raízes profundas.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a seqüência correta.
a) III, I, IV e II.
b) II, IV, III e I.
c) II, IV, I e III.
d) II, I, III e IV.
e) III, IV, I e II.
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Manguezal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário